segunda-feira, 13 de agosto de 2007

a nova lei do tabaco

e ai está a nova lei do tabaco… eu como fumador posso até parecer tendencioso mas esta lei, como tantas outras, parece-me um lobo com pele de ovelha. quer-nos fazer parecer que o governo está a tomar conta da nossa saúde, só quer o nosso bem (como deveria ser o seu papel) mas cheira-me que isto é mais uma angariação de fundos extra para os vazios cofres do estado.

questiono-me sobre o critério de colocação dos radares em Lisboa que deveria ter como fim a prevenção e o zelo pela segurança rodoviária mas, aquele radar no interior do túnel do Marquês cheira mesmo a caça à multa aos condutores mais distraídos que nem reparam que o carro acelera na descida e mesmo que seja sua intenção cumprir os ridículos 50 km/h passam por lá a 60 km/h ou 70 km/h e já chega para pingar uns trocos na amortização do investimento, mas essa conversa é outra...

depois como compensação dizem, ah e tal vão ser criadas consultas especializadas de apoio para os fumadores que queiram deixar de fumar, em todos os centros de saúde integrados no serviço nacional de saúde e nos serviços hospitalares públicos, sei que nem todos conhecem o serviço nacional de saúde mas posso-vos dizer que bem podem morrer com o cancro nos pulmões antes de vos ser atribuído sequer um medico de família, eu ainda estou à espera do meu.

faz-me confusão estes génios que gerem a nação e a sua falta de imaginação. os americanos (modelo social a seguir actualmente em Portugal) não meteram o Boy George a varrer ruas? já ouviram falar de trabalho comunitário? porque é que a penalização para os erros sociais é sempre monetária? cheira ou não a obtenção de dinheiro fácil? quem me diz que o dinheiro aqui obtido é aplicado em campanhas de prevenção tabagista nas camadas mais jovens?

ponham os fumadores infractores a pintar as passadeiras das escolas com camisolas a dizer “não fume”, a varrer ruas ou limpar jardins. acho que esta pedagogia educativa surteria melhor efeito. ah e já sabem, esqueçam a pausa para o cigarrinho durante os trabalhos comunitários...

Sem comentários: