terça-feira, 11 de novembro de 2008

lua mentirosa

à semelhança da sic, que à uns anos atrás teve a iniciativa dos telefilmes sic com o Amo-te Teresa, Facas e Anjos, Alta Fidelidade, Mustang , Lampião da Estrela, Aniversário, etc, a tvi arrancou com os casos da vida (infeliz escolha de nome a meu ver) para passar alguns filmes de produção portuguesa e no passado domingo vi a Lua Mentirosa.
o filme cativou logo a minha atenção porque o cenário é todo na zona de Alfama, Graça e S. Vicente, o Vasco e a Lurdes estudam na Gil Vicente e o elenco do filme é todo bairrista, desde o taxista à prostituta, passando pela beata venenosa e o prestável vizinho reformado, há de tudo.
o enredo é sedutor e apela à logo simpatia pelo Jorge:

"Jorge, Vasco e Lurdes são três irmãos que vivem em Lisboa, no rés-do-chão dum prédio antigo. Podiam ter ficado órfãos, não fosse o facto de Jorge ter já dezanove anos e ser maior de idade quando a mãe, Lídia, morreu. Esta era prostituta em Lisboa, mas a vida que levava não a impedia de ser uma mãe presente e carinhosa com os filhos, que se esforçava para que tivessem tudo de bom. De resto, poucos adivinhariam a sua profissão, quando olhavam para aquelas crianças que em quase tudo eram iguais a quaisquer outras. É essa a recordação que os filhos guardam da sua mãe. Jorge nunca conseguiu descobrir ao certo os motivos que levaram à morte de Lídia.
Jorge começou a tomar conta dos irmãos assim que a mãe morreu. Mais do que um irmão, é para eles um pai, uma mãe, mas acima de tudo um amigo. Faz tudo para que não lhes falte nada e para isso sacrifica os seus estudos, trabalhando em dois empregos, um de noite e outro de dia. À noite, trabalha num bar da capital. Não tem noção de que isso pode prejudicar a permanência dos irmãos consigo. Da parte da tarde, trabalha numa loja de discos e informática, também no centro da cidade.
Os irmãos, Vasco, de onze anos, e Lurdes, de sete anos, estudam numa escola pública e têm um percurso aparentemente normal. Vasco inconformado com a morte da mãe, entra frequentemente em conflito com o irmão mais velho não aceitando da melhor forma a sua autoridade. Lurdes é uma criança que adora os irmãos e a lua que admira frequentemente, principalmente antes de dormir. O seu lado infantil é tão visível quanto o seu precoce discernimento. Ajuda em tudo o que pode e, às vezes, parece mais velha que Vasco.
Até então, Jorge contou sempre com o apoio de Nana, uma prostituta que era a melhor amiga de Lídia e que sempre representou um grande suporte afectivo na vida dos irmãos. O seu repentino desaparecimento, leva Jorge e o seu amigo Roberto a procurá-la e a conhecer o chulo Zé Manel, que nunca se descobriu se esteve ou não relacionado com a morte de Lídia. Zé Manel e Jorge entram em conflito devido à forma como o chulo trata Lídia e este promete vingar-se.
A rotina dos três irmãos é quebrada quando um pequeno incêndio deflagra enquanto Vasco e Lurdes estão sozinhos em casa, à noite. Jorge vê-se na iminência de os perder, pois a vizinha do prédio, sempre atenta a tudo o que se passa, contou à polícia toda a história e rotina daquela família.
A polícia reporta o sucedido às entidades competentes e Jorge tem poucos dias para reorganizar a sua vida de modo a que não lhe tirem os irmãos.
Jorge despede-se do seu trabalho nocturno e permanece com o emprego da loja. Tudo piora quando Zé Manel aparece na loja e arma confusão no emprego de Jorge, levando a que este seja despedido, o que dificulta as suas possibilidades de sustentar a família.
O apoio de Roberto e Nana vão ser fundamentais para a luta que Jorge tem pela frente, a de enfrentar e garantir a união e bem-estar da família.
Será que Jorge vai conseguir provar que é capaz de tomar conta dos seus dois irmãos, Lurdes e Vasco?"

Elenco:
Sisley - Jorge
Beatriz Figueira - Lurdes
Guilherme Peralta - Vasco
Sónia Brazão - Nana
Almeno - Roberto
Luis Vicente - Francisco
António Melo - Zé Manel
Francisco Nicholson - Marques
Catarina Avelar - Idalina
Autoria:
Nuno Morgado
Realização:
Jorge Cardoso / Paulo Frazão
(info: site tvi)

independentemente do canal, já tinha saudade destes telefilmes portugueses de qualidade e alem da moral da história, fiquei também a saber que a lua é mentirosa porque, quando esta desenha um C no céu em vez de estar a Crescer está a minguar (decrescer), e quando forma um D em vez de Decrescer está a crescer, devo ter faltado a esta aula na primária... :P

Sem comentários: